Seu futuro é criado com o que você faz hoje.

Inscreva-se para o Programa de Iniciação Científica.

Submissão de Projetos até 10/Março/2020

Bolsa Auxílio de 5% acima do desconto atual do aluno , não ultrapassando o limite de 80%

Certificado de Pesquisa

Edital de Pesquisa e Iniciação CientíficaPrimeiro Semestre 2020

Universidade Salgado de Oliveira - Campus Belo Horizonte


A Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO, por intermédio da Reitoria, no uso de suas atribuições, torna público o presente edital para abertura das inscrições de projetos de pesquisa para o Programa Institucional de Iniciação Científica – 2020-1.

Subsidiado pela UNIVERSO, o Programa de Iniciação Científica congrega o Programa de Bolsas de Iniciação científica – UNIVERSO (PIBIC / ÓRGÃOS DE FOMENTO e de voluntários de Iniciação Científica A seleção se realiza de forma integrada, obedecendo a Resolução Normativa -017/2006 CNPq.

OBJETIVOS DO PROGRAMA
Ser uma oportunidade para o estudante elaborar reflexão na área de seu interesse pessoal, profissional e/ou acadêmico, por meio do seu envolvimento no processo de pesquisa.
Dar início à formação de pesquisadores capazes de articular relações de análise, síntese e interpretações, em um âmbito interdisciplinar de construção do conhecimento.
Aprofundar a reflexão referente aos valores éticos na sua formação enquanto pesquisador, de forma que a contribuição de sua pesquisa possa construir caminhos alternativos que levem àquelas transformações necessárias ao seu exercício profissional e ao desenvolvimento social.

REQUISITOS E RESPONSABILIDADE DO PROFESSOR /PESQUISADOR
Docente da UNIVERSO vinculado aos programas de graduação ou pós-graduação, com titulação de doutor, de mestre ou expressiva produção científica, tecnológica ou artístico- cultural, divulgada nos principais veículos de comunicação da sua área de conhecimento;

  • Orientar e supervisionar as atividades de pesquisa a serem realizadas pelo estudante nas três (3) etapas que caracterizam o processo de estruturação do PIBIC – UNIVERSO: elaboração da versão final do projeto de pesquisa, participação de evento de iniciação científica e relatório final de pesquisa;
  • Fixar um cronograma mensal de trabalho e estabelecer controles regulares registrados em uma ficha de acompanhamento das orientações;
  • Acompanhar a elaboração dos relatórios, bem como a organização e apresentação dos resultados da pesquisa em eventos científicos;
  • Orientar o aluno para a apresentação dos resultados da pesquisa em eventos de Iniciação Científica;
  • Incluir o nome do aluno nas próprias publicações e nos trabalhos apresentados em eventos científicos referentes ao projeto de pesquisa que o aluno de Iniciação Científica tenha participado.
  • Informar, por escrito à Gestão do curso qualquer irregularidade que possa comprometer a continuidade dos trabalhos de orientação, tais como: faltas frequentes às reuniões de orientação, descumprimento do cronograma de atividades, desligamento/trancamento de matrícula;
  • Resolver, com o apoio da Gestão do curso, as questões relacionadas com o seu orientando que não estejam previstas neste documento;
  • Ter curriculum vitae atualizado, modelo Lattes – CNPq.
  • Inscrever o Projeto de Iniciação Científica na Plataforma Brasil

REQUISITOS E COMPROMISSO DO ALUNO

  • Estudantes regularmente matriculados em curso de graduação.
  • Apresentar bom desempenho acadêmico.
  • Estudantes que tenham disponibilidade, de 12 a 20 horas semanais para a pesquisa conforme solicitação do orientador.
  • Ser selecionado e indicado pelo orientador.
  • Dedicar-se às atividades previstas no projeto ou plano de trabalho.
  • Preparar os relatórios parcial e final, com a orientação do Professor Orientador, e fazer a entrega dos mesmos, no prazo estipulado pelo professor.
  • Apresentar os resultados parciais e finais da pesquisa sob a forma de painel, resumos ou apresentação oral em Encontro Científico, promovido pela instituição.
  • Para publicação com orientador, apresentar em forma de artigo científico o relatório final dos resultados obtidos de sua pesquisa.
  • Ter curriculum vitae atualizado, modelo Lattes – CNPq.

DA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS
O professor deve apresentar projeto seguindo as orientações do modelo que pode ser acessado na página da UNIVERSO (http://www.universo.edu.br/)
A responsabilidade pela elaboração do projeto é do orientador, devendo o aluno estar preparado para discuti-lo e analisar seus resultados. O projeto de pesquisa deve ser apresentado pelo orientador de maneira clara e resumida e com o nome dos alunos que participarão do projeto.
Projeto de pesquisa com plano de trabalho e cronograma de atividades, assinado e com todas as páginas rubricadas pelo Professor Orientador e pelos alunos participantes.
O projeto deve ser enviado para o e-mail [email protected] e entregue assinada ao Gestor do curso, no prazo determinado pelo cronograma do Edital.
Comprovante de envio de atualização Currículo Lattes / CNPq, do orientador e do aluno.
Comprovante de Inscrição na Plataforma Brasil

ATENÇÃO:
O simples preenchimento da Ficha de Inscrição e do envio do projeto por e-mail não terá validade, sem a apresentação de toda a documentação discriminada neste Edital.

É a sua Energia que Move este Universo

Quer conversar ?

Estamos aqui para ajudá-lo!